Selfridges encanta a mais de 100 anos!

Selfridges, é uma cadeia de lojas de departamento no Reino Unido fundada por Harry Gordon Selfridge. A loja original abriu na Oxford Street em Londres em 15 de março de 1909 e era, na altura, a segunda maior loja do Reino Unido (depois da Harrods).

A história de sucesso da Selfridges começa antes mesmo da abertura da loja, Harry promoveu um marketing inovador durante a construção da loja, deixou todos agitados esperando o que seria o grande acontecimento de inauguração. Harry Selfridge desmistificou o ato de fazer compras, tornou a tarefa em algo divertido e em uma forma de lazer, transformando a loja de departamento num ponto de encontro social e cultural que fornecia o espaço onde as mulheres podiam estar confortáveis e cuidar de si mesmas. A Selfridge inovou na apresentação de sua mercadoria colocando-a à vista dos clientes para que estes a pudessem examinar de perto, os atendentes eram treinados para dar sugestões e serem como amigos para os clientes. O balcão de perfumes gerava grandes lucros, porém ficava em local mais reservado na loja por conta da cultura da época, mesmo assim, arriscaram e transferiram para a entrada da loja, surpreendendo os clientes e aumentando ainda mais as vendas. Estas técnicas foram adotadas por uma grande parte das lojas de departamento modernas por todo o mundo.

A Selfridges ficou famosa por conta dos constantes eventos e exposições promovidos. Em 1909 no ano de inauguração da loja, o avião monoplano utilizado por Louis Blériot para fazer a primeira travessia do Canal da Mancha foi exibido na Selfridges e visto por 12 mil pessoas.

Harry Gordon Selfridge
Harry Gordon Selfridge

Quanto mais tempo o cliente permanece na loja maiores tornam-se as chances de que ele efetue compras, sendo assim nas décadas de 1920 e 1930, o telhado da loja tinha jardins, cafés, um campo de minigolfe e um clube de tiro exclusivamente feminino. O telhado, com as suas vistas espetaculares de Londres, foi um local popular de passeio e foi utilizado em diversas ocasiões para desfiles de moda. Ou seja, a Selfridges promovia um espaço onde os clientes poderiam se divertir e comprar se divertindo.

3

Outro evento importante promovido pelo Loja foi entre 1 e 27 de abril de 1925, onde John Logie Baird utilizou a loja para fazer a primeira demonstração pública de imagens em movimento através da televisão.

As Vitrines do estabelecimento sempre foram uma atração de Harry Selfridge para seus clientes, uma das Vitrines da loja por exemplo homenageou a famosa Bailarina russa Anna Pavlova.

4

5

6

Vitrine que liga moda e tecnologia, todas as vitrines da loja fizeram parte da campanha para o Apple Watch.

Desde de janeiro de 2013, a Selfridges localizada na Oxford Street, em Londres oferece um serviço de drive-through, em que os clientes escolhem produtos via internet e passam lá apenas para buscá-los, sem sair do carro. A Selfridges construiu uma área para o drive-through, que inclui recepção exclusiva para o serviço. Há uma área específica para fornecer o nível de serviço que se espera da Selfridges.  Em 2013 Simon Forster, executivo da loja de departamentos afirmou: “Não será apenas o primeiro serviço de drive-through, será o melhor”.

A história da Selfridges e de Harry Selfridge é muito mais do que essas poucas palavras, mas podemos aprender com ele e sua loja muitas técnicas que utilizamos e aprimoramos até hoje.

Pesquise mais sobre a Selfridges e tenha ideias maravilhosas para o seu negócio. Se você tem alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário abaixo ou fale com a gente através do email contato@arquiteturaestrategica.com

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *