Layout bem projetado: Vendas Arquitetadas

 

Nós já falamos aqui como as Vitrines são importantes para o seu negócio, mas agora vamos falar sobre o Layout! Mas, o que é Layout? Continue a leitura, você já vai descobrir.

Layout é a forma como estimularemos a movimentação do consumidor por todo o ponto de venda (PDV), através do posicionamento das paredes, colunas, provadores, equipamentos, balcões e caixa, setores e outras estruturas.

Um layout bem projetado pode fazer maravilhas pelo seu estabelecimento e é claro que um layout ruim pode prejudicar bastante.

Então afinal vamos para as dicas para um bom Layout:

1 – Conheça bem o seu público-alvo:  Como ele gosta de comprar e de se comportar na loja, afinal você pode ter um cliente que queira ficar mais tempo na loja ou ter um cliente que gasta menos tempo.

2 – Deixe o caminho livre para que o cliente possa circular pela loja sem interrupções de vasos de planta, poltronas e mesas.

3 – Pense bem nos pontos em que os produtos com maior e menor valor agregado devem estar.

4 – Se a sua loja tem um produto já conhecido e que fará as pessoas irem até o fundo da loja procura-lo aproveite-se disso! Assim enquanto o seu cliente caminha até o produto ele poderá ver muitas outras opções e realizar comprar por impulso. Afinal quem nunca entrou no supermercado para comprar pão ou carne e saiu com outras mercadorias? A padaria e o açougue estão na maioria das vezes no fundo do supermercado e não é por acaso.

5 – Por medidas de segurança crie barreiras para o cliente sair da sua loja, assim se evita pequenos furtos.

6 – Pessoas tem tendência a entrar no estabelecimento e virar à direita e percorrer pela loja num sentido anti-horário, planeje isso no seu ponto de venda e se por acaso tem algo que esteja atrapalhando, tire logo do caminho!

7 – O caixa deve ser de fácil acesso para quem já estiver dentro da loja, porém quando o cliente entra na loja a última coisa que ele quer ver é o caixa, afinal quem quer entrar na loja já pensando na hora de pagar?

8 – Balcões devem entrar em extinção pois são uma barreira entre cliente e vendedor, parece que cada um está de um lado e não podem se ajudar.

Arara central com manequins, mesa lateral de exposição e corredor livre para o cliente circular
Arara central com manequins, mesa lateral de exposição e corredor livre para o cliente circular

9 – Tenha uma mesa na loja onde você possa abrir os produtos, assim fica mais acessível ao cliente e torna a relação vendedor/cliente mais próxima.

Mesas de exposição aproximam o produto do cliente.
Mesas de exposição aproximam o produto do cliente.

10 – Crie espaços de descanso de onde os clientes/acompanhantes possam ver a mercadoria, assim você pode estimular um acompanhante a sair da inércia e comprar algo para si ou ajudar escolhendo peças para o amigo(a).

É importante ter um local para sentar, na área do provador ou na área da loja.
É importante ter um local para sentar, na área do provador ou na área da loja.

O Layout da sua loja é muito importante, não arrisque, peça ajuda a um profissional.

Não hesite em nos chamar, mande um email pra nós!

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *