Dicas de Arquitetura para seu Salão de Beleza!

https://br.pinterest.com/pin/235876099210544917/

O mês de maio é tradicionalmente conhecido como mês das noivas, e como falar de noivas e não se lembrar do local que a fará brilhar em seu grande dia? Isso mesmo, o Salão de beleza! Ele é uma das primeiras escolhas das futuras esposas. Então essa semana vamos falar desse ambiente e dar dicas de como ter sucesso em seu salão.

O salão, assim como qualquer outro estabelecimento, deve ser pensado e projetado de forma estratégica para atrair e fidelizar mais clientes.

Para um projeto bem feito são necessárias diretrizes para se atingir o melhor resultado e devem ser passadas do proprietário para o arquiteto.

Algumas perguntas precisam ser respondidas, então antes de falarmos de projeto e estruturação de um salão de beleza, gostaria que as respondesse, na verdade são questões fundamentais para elaboração de qualquer projeto:

Poltronas confortáveis para a espera.
Poltronas confortáveis para a espera.

Definir o público alvo, ou seja, descobrir quem são as pessoas que irão frequentar seu comércio e adquirir seus produtos. O seu público definirá o estilo que o local terá.

Vamos as perguntas:

  • Qual a faixa etária que você atende ou pretende atender?
  • Qual classe social?
  • Quais as preferências e hobbies?
  • Profissão/ocupação? E etc.
  • O que desejam no atendimento?

Pronto, as respostas além de darem um ‘norte’ para o início do projeto, também abrem um grande leque de ideias criativas que você pode ter para mimar seus clientes, e em especial suas noivas!

Sabendo o público alvo pode-se definir a “personalidade” do seu espaço, se você terá uma clientela de alto poder aquisitivo consequentemente o seu local deverá ser mais estilizado e luxuoso, porém se o salão está localizado em uma área em que você atenderá um público com menor renda, automaticamente o seu estabelecimento será simplificado, inclusive para não assustar sua clientela passando uma ideia errônea de que o local seja para outro público e ainda para diminuir custos.

Independente de qual seja o tamanho do seu salão/estética e do seu público, facilitará muito o bom funcionamento do salão, se ele for bem setorizado de acordo com cada serviço.

Por tanto precisamos de espaços bem definidos para recepção e espera, área de lavagem, de cortes e química, área de penteados e maquiagem, banheiros de serviço e de clientes, depósito de limpeza e de produtos do salão, se possível um espaço reservado para noivas. Com a setorização bem projetada facilitamos o trabalho dos profissionais e melhoramos o atendimento.

Feita a setorização vamos conversar sobre iluminação e revestimentos.

Por ser um espaço visitado com frequência e com permanência mínima de 1 hora, o ideal é que o seu salão seja acolhedor, confortável e aconchegante.

  • Possua bons móveis, que garantam que o seu cliente permaneça feliz.
  • Os revestimentos como piso, papel de parede e pintura devem seguir a linha do acolhimento, sendo assim, pode-se optar por tons terrosos e neutros, madeira e tecidos de qualidade para as cortinas, toalhas, tapetes e estofados.
  • A iluminação é o ponto alto do seu salão, ela precisa ser eficiente para que os profissionais, como manicures, possam trabalhar com perfeição, já as cabeleireiras precisam cortar e identificar as cores e produtos corretamente para que tudo fique do gosto do cliente. Porém além de ser claro o suficiente para que os profissionais trabalhem, o seu estabelecimento precisa ter uma iluminação que não ofusque e canse seus profissionais e que também seja aconchegante e calmante para seus clientes.
Salão de beleza - iluminação
Iluminação eficiente para os profissionais e aconchegante para a clientela.
Salão de beleza - natureza
Se possível tenha sempre um “verdinho” ele deixa o ambiente mais agradável para os funcionários e para os clientes.

Nunca deixe o seu cliente entediado, disponibilize revistas, pontos de TV, acesso grátis a internet. Ofereça água, café e outras bebidas.

Se o seu salão é pequeno e você deseja atender noivas com mais qualidade não tem problema, você pode criar um espaço mais reservado usando cortinas como na imagem abaixo.

Salão de beleza - espaço noiva

Além disso você pode ter outros elementos para mimar sua cliente que não seja necessariamente uma suíte para ela.

Tenha um robe personalizado para a noiva, taça e almofadas com o tema, uma pequena mesa com frutas e chocolates, e outras ideias que você pode ter para conquistá-la.

Agora caso você tenha espaço crie um ambiente específico e separado para a noiva, mãe e madrinhas. Um espaço com cadeira para penteado, maquiagem, banheiro, área de descanso e um local separado para deixar o vestido, sapatos e acessórios. É essencial que tudo seja decorado de forma que ela se sinta uma princesa no seu grande dia! Use cores delicadas, flores e brilho em certos pontos.

O importante é que seu ambiente esteja planejado para receber bem seus funcionários e clientes, use os produtos para decorar o lugar, como na foto acima em que os esmaltes foram colocados em prateleiras iluminadas.

Salão de beleza
As toalhas exibidas devem estar sempre em boas condições e bem arrumadas nas prateleiras.
downloadFile 2
Como a iluminação é importante, ter arandelas nos espelhos é de grande ajuda para o profissional e para a cliente enxergar melhor o serviço feito.
Salão de beleza
Espaço para noivas
Salão de beleza
Faça a experiência do seu cliente ser incrível e torne seu salão inesquecível.

Abuse da criatividade e encante seus clientes!

Acesse esse site e veja um excelente exemplo para você se espelhar!

https://www.blushington.com/

Qualquer dúvida entre em contato conosco, cadastre seu e-mail no site e não perca mais nenhum dos nossos post semanais.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *