Arquitetura comercial: Roupas de Festa

Uma loja de Moda Festa e Noiva deve combinar com o produto glamouroso que oferece. A arquitetura sempre deve se adequar ao seu público-alvo e, portanto, usá-la estrategicamente em seu estabelecimento só aumentará sua chance de sucesso!

Continue a leitura e veja como a arquitetura vai melhorar a experiência de compra do seu cliente.

loja de roupas de festa

Crie o perfil das suas clientes: quantos anos ela tem em média? Quais seus gostos? Seu life style? Como ela gosta de ser atendida? A cliente da loja é a usuária para quem o projeto se destina, então a loja refletirá sua personalidade e ela se sentirá acolhida pois a loja foi projetada para ela.

Numa loja Moda Festa e Noiva deve-se dar ênfase aos produtos de forma que sejam valorizados, por isso os revestimentos de piso e parede devem ser escolhidos com cuidado, eles precisam chamar menos a atenção que a mercadoria, mas ao mesmo tempo combinando com o estilo da loja que pode ser clássica, contemporânea ou mais jovial.

Então vamos falar de Revestimentos, Iluminação, Layout, Provador e Mobiliário:

loja de roupas de festa 1
O Vestido como Jóia
  • Os Revestimentos de piso e parede geralmente aconselha-se trabalhar com tons claros e neutros para não conflitar com as cores dos produtos, o uso de pisos polidos ou com acabamento natural depende do estilo do estabelecimento, o uso de tapetes é bem-vindo pois eles tornarão o ambiente mais gostoso e elegante.

Escolhidos os revestimentos, vamos falar de iluminação afinal, é ela quem fará o trabalho de dar mais brilho e valor aos vestidos.

  • Você pode ter pontos de exposição para vestidos especiais e tratá-los como joias apenas usando a iluminação certa, dessa forma cria-se ainda mais valor para essas peças.
  • Nas áreas de circulação e descanso do showroom, a luz deve ser difusa e aconchegante.
  • Caso você tenha uma área de cafeteria crie uma iluminação ainda mais intimista e proporcione momentos incríveis de relaxamento e diversão para suas clientes.
loja de roupas de festa 2
Iluminação pontual na área de circulação e focada para os vestidos, além de toda uma dramaticidade nas prateleiras. – Loja Maison
  • Quanto ao Layout da loja deve-se priorizar uma boa circulação, para que as clientes se sintam à vontade para andar pelos corredores de vestidos, sem sentirem-se enclausuradas.
  • O provador é um dos locais mais importantes! Esqueça então a ideia de deixar o que sobrar da área da loja para ele, é lá que o seu cliente experimentará sua mercadoria e decidirá levar ou não, por tanto dê ao público um local confortável, com ganchos para pendurar bolsas e cabides, além de um puff.
  • Dê credibilidade ao seu provador, ele deve ter tamanho adequado, visto que os vestidos de festa geralmente são longos e os de noiva são muitas vezes volumosos.
  • Para as lojas que trabalham com moda noiva o provador é ainda mais importante, pois é lá onde a cliente se sentirá Noiva de verdade, é onde as emoções estarão à flor da pele e a loja precisa saber aproveitar isso, dê conforto, acolhimento, exclusividade e mime sua noiva pois nesse momento ela deve se sentir uma rainha!
loja de roupas de festa 4
Provadores
  • A iluminação do provador tem papel decisório, pois caso esteja mal iluminado dificultará a venda, e gerará uma experiência de compra ruim, no momento em que finalmente a cliente está vestindo a peça. O ideal é uma iluminação pelas laterais, pois assim a pessoa é iluminada de forma igual e não cria sombras indesejadas no rosto.
  • E claro em toda a área da loja a Iluminação usada deve ser de cor amarela, pois as lâmpadas de cor amarela (LED ou halógenas) trazem conforto e aconchego, um espaço onde se tem vontade de estar. Compre lâmpadas com bom IRC (Índice de Reprodução de Cor), afinal reproduzir melhor a cor dos produtos é essencial na sua loja.
  • Outro ponto importante numa loja desse ramo é o mobiliário, deve ser muito confortável, e de maneira geral discreto, mas você poderá ter uma peça ou outra que fique mais em evidência, tudo depende do estilo da sua loja.
loja de roupas de festa 5
Mobiliário marcante com textura e cor, sem tirar o foco dos produtos. Loja Sarita Pfeifer Projeto dos arquitetos Marilda Marchiori e Zeca Repette
  • Manutenção é primordial sempre! Principalmente quando se trabalha com artigos de luxo, então jamais deixe um cabide descascado, paredes sujas ou mobiliário desgastado pois isso passa a ideia de descaso ou que sua loja está prestes a fechar.

Crie formas de mimar suas clientes e faça com que elas tenham uma experiência única na sua loja pois com certeza isso será contado para outras pessoas que podem vir a serem suas clientes no futuro.

 

Fonte imagens: Pinterest

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *