A Arquitetura dá a melhor imagem para a sua loja

A função da Arquitetura quando se trata de lojas não é fazer a loja mais bonita, é adequar o projeto de arquitetura para o público-alvo que essa marca pretende atingir, tornando-a atrativa para um grupo específico de pessoas. Uma loja de brinquedos, por exemplo, deve ter cores e formas variadas e ser confortável. Essa loja deve transmitir um espaço lúdico o suficiente para que as crianças queiram passar tempo ali.

Para cada produto temos um público específico e consequentemente um projeto específico, não se deve copiar o que outras marcas estão fazendo simplesmente porque vendem produtos parecidos com o que a sua loja oferece, deve-se estudar o seu cliente, qual a idade média, sexo, classe social, gostos e desejos dessas pessoas para assim elaborar a melhor loja para elas.

A sua vitrine deve ser trocada de acordo com o número de pessoas que passam pela sua porta, se há uma movimentação grande de pessoas então você deve trocar sua vitrine com mais frequência. Não se esqueça de que a vitrine não é onde você guarda o seu estoque..rs..não se deve expor todos os produtos de uma vez, pois isso confunde quem esta olhando, pois vê tantos produtos que não consegue ver nenhum, tenha um espaço entre os produtos para que eles possam aparecer com mais destaque.

1

Na imagem acima temos um bom exemplo de exposição, as peças estão separadas o suficiente para que possam atrair nosso olhar.

Na imagem abaixo os produtos estão tão juntos que nenhum ganha o destaque que merece. Na realidade a má exposição pode desvalorizar tanto a sua mercadoria que o seu cliente pode achar que os produtos são mais baratos do que na realidade são ou criar a impressão de que esta havendo algum tipo de promoção imperdível. A exposição de produtos é questão de Visual Merchandising, mas é primeiro uma questão de projeto de layout da loja, pois se forem feitas menos prateleiras do que são necessárias os produtos terão menos espaço.

A iluminação é onde conseguimos atingir o coração do consumidor, pois é através dela que criamos a atmosfera da loja. É possível através de uma iluminação de temperatura de cor quente criar um local aconchegante, valorizar os produtos e demonstrar que ali é uma loja para se permanecer. Ao contrário do que se é criado com uma iluminação de temperatura de cor fria, uma loja onde o giro de pessoas é maior, ou para mostrar que ali se trabalha com produtos tecnológicos, a luz fria tem mais “vibração” e nos deixa mais alertas, pode ser usada em lojas para público jovem.

sons-daughters-store-by-konrad-knoblauch-memmingen-germany-03

A arquitetura pode criar muitas faces para o seu negócio, basta que as informações corretas sejam passadas pelo lojista e que um profissional especializado seja contratado. A arquitetura de lojas é um assunto extenso e abordaremos outros tópicos numa próxima oportunidade.

Se você tem alguma sugestão de tema, ou quer falar com a gente basta enviar um email para contato@arquiteturaestrategica.com e nos siga no instagram @arqestrategica

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *